Viciados em mentiras

O uso massivo das redes sociais, entre tantas facilidades modernas, formou uma legião de apaixonados pela mentira. Agora, não importa mais o conteúdo do que se propaga, mas a quantidade de vezes que se propaga o conteúdo. Verdade e Mentira perderam importância pela velocidade.

E tudo se tornou um grande jogo de interesses. Governos usam como a nova frente de batalha para ganhar poder na nova guerra mundial: a geopolítica cibernética! Saímos do poder destrutivo das bombas para a saga incontrolável do uso da mentira para tanger gente, para convencer fanáticos, satisfazer acionistas, conquistar novas fronteiras culturais.

As casas, com seus computadores e aparelhos conectados se transformaram em braços especializados de um grande monstro que atua 24 horas por dia, 365 dias por ano. O Bem e o Mal foram aprisionados num campo de concentração enquanto seus carcereiros de idades diversas se alucinam e se divertem repassando absurdos de teclado para teclado atendendo a uma nova ordem mundial. A Torre de Babel, evento bíblico de informação e desinformação ganhou forma e sentido num mundo moderno protegido pelo anonimato.

Crianças, soldados, lunáticos, estudantes, mariners, investidores, presidentes, congressistas, estrategistas, youtubers, “formadores de opinião de rede social”, especialistas em teclar e repassar absurdos, transformam diariamente a realidade num caldeirão de fakes e fatos, sem um mínimo de checagem do assunto que está sendo regurgitado. A repetição superou facilmente a barreira entre o que seja Verdade e a Mentira deslavada.

Matamos o raciocínio, enterramos a interpretação, a dedução, o uso da razão para nos entregarmos de alma e corpo à volúpia da velocidade dos dedos. Dedos passaram a ser mais rápidos que o pensar. Podemos, tranquilamente, deixar de usar a foto do nosso rosto pelo uso de uma impressão digital.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: