Fake news – uma praga!

Os últimos lances de uma peste que inferniza as redes sociais, agora com foco na celeuma da censura a capas de livros à exposição na Bienal do Rio, mostram bem a fragilidade da opinião pública, quando o formador são notícias falsas, conteúdos piratas largados propositalmente nos Whatts App da vida, principalmente.

Postagens sem relação entre o fato e as fotos são, diariamente, excretados nos celulares, fazendo, de imediato, com que o sujeito reproduza o conteúdo, sem um mínimo de filtro.

O que não se está percebendo é que a confusão e o caos, exatamente o que desejam os postadores deste lixo informacional, começam a ser formadores de opinião. Isso sim é de meter medo! A sala do inferno passa a ser mestre, pai e mãe do cidadão adulto tomado pela ansiedade.

Então, vou ajudar! Ao receber QUALQUER torpedo, qualquer imagem com comentário, qualquer notícia espetacular, imediatamente vá num pesquisador da internet confiável, como, por exemplo, Google, escreva lá algo relacionado com a postagem a ser averiguada. Se houver qualquer veracidade sobre o fato, vai haver algum fato relacionado a ela. Isso serve inclusive para nós, profissionais da comunicação.

Em 98% dos casos, você já saberá que é lixo e vai eliminar do seu aparelho. Esse procedimento, se for padrão para o cidadão, vai exterminar a fake news da nossa vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: