A Gansa dos Ovos de Ouro dos tolos

Sim, estamos vivendo um redemoinho de emoções, em meio a uma pandemia que nasceu num país onde simplesmente não há controle do que sua população faz no dia a dia. O mundo sofre hoje a irresponsabilidade dos líderes chineses, que foram incompetentes e covardes para detectar um vírus que, mais perigoso pela letalidade, o é pelo contágio.

Mas o maior perigo vem agora, depois desses dias de parada forçada de populações inteiras. Pode a Economia parar e não impactar sobre a vida ou a morte das pessoas? Então, Saúde e Economia são adversárias, ou sangue do mesmo sangue? Se ficarmos a Economia come, se corrermos a Saúde mata?

De minha parte, penso que Saúde é uma consequência da Economia, como tudo na vida cotidiana das sociedades modernas. Pra mim Economia vem antes porque é o que conecta tudo. Matar a conexão é matar o todo! Porque não há nada de graça, tudo advém do esforço de produção, seja individual, ou coletivo. O presidente está certo!

Vamos ter que correr riscos sim! Porque a grana que sustenta o todo não existe por si só. Ela não se produz no vento, como alguns tapados pensam. O Tesouro Nacional não é um ninho mágico nas nuvens com uma gansa colocando ovos de ouro como na fábula A Gansa dos Ovos de Ouro. Um antiviral não nasce com os ovos de uma gansa encantada que uma parcela tola da população pensa ser verdadeira, de tanto viver uma mentira.

Vamos ter que correr riscos! Vamos ter que achar uma maneira mais inteligente possível de fazer Economia e Saúde andarem de mãos dadas. Porque somos movimento! Tudo se movimenta, queiramos ou não! Não temos uma gansa que coloque ovos de ouro, aliás, temos sim contas pra pagar e produzir muito mais para pagar as contas de uma nação assaltada em tempos de insanidade política.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: