Um 1º de Abril na ética

Num país onde a mentira grassa pelas redes sociais como uma praga faminta de gafanhotos, nunca na história brasileira a capacidade de se proteger dela foi tão importante… Porque as análises, os critérios que estabelecemos como aceitáveis do ponto de vista da ética, dos valores morais, têm que, necessariamente, partir de algo verdadeiro. E verdade que não passa inteligentemente pelo filtro da ética é apenas conhecimento vão.

Eu proponho então uma nova abordagem onde, antes do conhecimento, passemos a dar foco na ética, nos valores morais, porque são o limite que nos protege de nós mesmos. Retorne ao início então, ao berço, ao ninho. Passamos tantos anos queimando etapas da vida, que nos perdemos da raiz. Pais que não pensam como filhos, adultos que não pensam como pensa o status quo de professores-doutrinadores passaram a ser taxados de malucos. Isso sim é respirar através da mentira. E vimos uma nação quase morrer.

Olhe ao seu redor e diga se não estamos vivendo como se fôssemos as partes de uma poção rodando dentro de um caldeirão que não comandamos! Ver a vida através de um microscópio nos leva tão somente para dentro das coisas, mas tão para dentro, que perdemos a noção do entorno. E perdemos o contato com tudo aquilo que já estava aqui muito antes de nós. Perto da existência somos um nada, uma poeira, um cisco no olho do tempo, por mais imprescindível que a gente se veja.

O conhecimento em si não deve ser um fim, mas apenas um meio, um instumento, uma montaria. Chegarmos ao fim de algo, montando um conhecimento qualquer, mas ofendendo a ética, terá sido uma viagem ruim qualquer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: