As armadilhas da comunicação e o idiota-útil

Aí você vai no Google para buscar veracidade de alguma notícia (hoje em dia isso é tão fundamental, infelizmente) e encontra lá, no início aquelas plataformas que pagam para estarem lá no início da página. E lá você encontra: Globo, UOL, Folha, Estadão, CNN, Veja, Isto É, Band News, Globo News, Metrópole, Observatório da Imprensa, Carta Maior, El País, BBC…!

E acha que encontrou o paraíso da informação! Tolo, você apenas entrou no calvário das almas, na sala de tortura dos fatos, no calabouço onde a ética da informação bebe veneno todo dia. Tudo isso aí só tem uma coisa verdadeira: o viés!

Sugiro vasculhar mais, sair disso tudo aí em cima, porque o mundo é outro, teu país é outro e você não é mais o mesmo. Mas o maior pecado mesmo acontece quando você vai “confirmar” uma notícia nessas plataformas, só porque elas estão lá no início do Google…!

Eis o momento então que surge o idiota-útil no seu apogeu! Prque o fenômeno social vira uma cortina de fumaça e você passa a enxergar pela parte branca do olho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: