Crônica-poema para um ídolo de verdade

O meu Darlan é simplesmente o quarto ser humano no planeta Terra no arremesso de peso! Colocou seu país num estrelato do qual nunca foi sequer notado. Éramos o país da chuteira, hoje somos reconhecidos mundialmente por termos um lutador solitário que joga aquela bola de ferro a distâncias inimagináveis para um braço humano.

Mas Darlan não é só meu ídolo por ter uma alavanca cinematográfica naquele braço quase de filme de ficção, ele é meu ídolo porque por trás do atleta fenomenal tem um ser humano que fala a minha língua, que bate continência para a minha bandeira, que respeita sua origem, que respeita o Deus Cristão, que defende a família em detrimento ao que pensam lunáticos, fanáticos, bandidos e nazidoutrinadores e seus doutores. Ele retorna à família sempre que seu braço retorna de um lançamento. É por aí que vai meu pensamento.

Darlan é ídolo porque gente simples, ao fixar aquele olhar de águia concentrada, se rende a uma humildade aprendida em casa, não de estranhos no pátio escolar. Ele carrega um árduo trabalho feito por seus pais, avós e pioneiros migrantes. Gente de bem sente isso e o admira por isso.Escolheu um esporte solitário, onde luta contra tudo e contra todos, só ele, sem poder compartilhar ou se agarrar a outros. E lá está ele, desamparado de companhia, como um vulcão prestes a explodir de energia, carregando uma nação inteira nas costas hérculeas.

Como não amar um ser humano assim? Como não se orgulhar de chupar bergamota no mesmo quintal em que ele o fazia? Medalhas? Diante desta montanha de honradez, talento e dignidade são meros adereços de pescoço, em verdade. Darlan subiu ao Monte Olimpo e assume seu lugar na galeria dos inesquecíveis. Este atleta incrível, fenomenal, é a criança, o jovem, o caprino lutador que brincava no meu quintal. E isso me basta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: